Oceans Film Festival

Descobre tudo sobre a competição do Oceans Film Festival. Mostra o teu talento!

Formatos

O festival será estruturado em 3 secções paralelas, designadamente:

  1. Filmes Promocionais – Filmes cujo objetivo é promover um determinado produto, serviço ou território;
  2. Filmes Educacionais – A principal proposta é divulgar novas ideias ou partilhar algum tipo de conhecimento com o público;
  3. Documentários e Reportagens de TV – Têm como motivação primordial informar sobre um determinado tema.

Categorias e subcategorias​

Sem nunca perder o foco nos oceanos como tema central, cada uma das três seções acima mencionadas pode incluir filmes de qualquer uma das seguintes categorias:

Ambiente, Ciência e Sustentabilidade

  • Biodiversidade;
  • Habitats Subaquáticos;
  • Reservas da Biosfera;
  • Sustentabilidade;
  • Espaços Naturais;
  • Pressão Climática;

Desporto, Lazer e Aventura

  • Surf;
  • Aventura & Expedições;
  • Mergulho;
  • Desporto & Lazer.

Cultura e Património

  • Arqueologia Marinha;
  • Artes & Criatividade;
  • Cultura, Património Histórico e Etnográfico;
  • Música & Dança.

Turismo

  • Produtos Turísticos;
  • Serviços Turísticos;
  • Destinos Turísticos.

Júri

Fernanda
Oliveira

Sofia
Eurico

Tânia
Guerra

Daniela
Amorim

Paula
Cardoso

Mª Natália
Santos

Dörte Schneider
Garcia

Paulo
Fajardo

Nuno Vasco
Rodrigues

Francisco
Dias

Associated Professor at the School of Tourism and Maritime Technology, Polytechnic Institute of Leiria, Portugal. Lecturer in master (MA Tourism and Environment and MA Sustainable Tourism Management) – and bachelor programmes (Tourism and Tourism and Hotel Management). Subjects: Sustainable tourism management, Ecotourism and sustainable tourism, Tourism planning and development, Fundamentals of Tourism.

Effective member of CiTUR – Center of Tourism Applied Research (Polytechnic Institute of Leiria) and collaborator researcher in the CIN-TURS – Research Center for Tourism, Sustainability and Well-being (University of Algarve), with investigation and scientific publications related with tourism planning and development, sustainable tourism management and ethics on tourism.

Researcher in various European and National Projects: (2022-2025) FAST – Tools to Support Sustainability in Tourism, ATT – Mobilizing Agenda to Accelerate and Transform Tourism, financiado pelo PRR – Tourism 5.0 Innovation Pact; (2021-2025) OLIVE4ALL, supported by the Joint Programming Initiative on Cultural Heritage and Global Change (JPICH/0001/2020); (2019-2022) SPOT – Sustainable Spatial Planning of Tourism Destinations”, supported by Erasmus + (KA2) – Project Nr 2019-1-PL01- KA203-064946; (2013-2015) ETHICOD – Ethical Code in Tourism, supported by Lifelong Learning Programme, European Commission; (2013) Cooperation Project Climate Partnership – Bernburg, Borne, Leiria, Rheine & Trakai, an EU-Programme “Europe for Citizens” and German Federal Ministry for Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety; (2009-2010) Project U’Anan – Building Sustainable Community Development in the Region of Tombali: Ecotourism and Citizenship, in Guinea-Bissau. Partnership between Polytechnic Institute of Leiria and Institute Marquês Valle Flor (NGO).

https://orcid.org/0000-0001-6936-67

Sofia Eurico é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras de Lisboa (2000) e doutorada em Turismo, pela Universidade do Algarve (2004). Atualmente é professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e foi durante 7 anos Coordenadora do Curso de Licenciatura em Turismo. É membro integrado do CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo) e foi Co-Editora-Chefe do European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation. Os seus interesses de investigação incluem o Ensino Superior em Turismo e a Empregabilidade, e ultimamente a sua investigação centra-se nas questões do Desenvolvimento Sustentável do Turismo. Tem supervisionado alunos de mestrado, principalmente relacionados com estas áreas. É revisora de algumas revistas e integra o conselho científico de algumas conferências internacionais na área do turismo. É autora e coautora de alguns artigos científicos e capítulos de livros e integrou a 1ª edição do OCEANS’ Film Fest.

Tânia Guerra é atualmente professora adjunta convidada na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Portugal.

Investigadora na área de turismo, o seu trabalho centra-se no património industrial, turismo cultural, sustentabilidade e identidade territorial.

Na ESTM – IPLeiria, leciona disciplinas de inglês e espanhol aplicados ao turismo, marketing, eventos, animação e hotelaria. Além disso, supervisiona estágios académicos nos cursos de Animação Turística, Gestão de Eventos, Gestão Hoteleira e Turismo. Possui experiência prática no setor do turismo, tendo atuado como gestora de agência de viagens na qual foi responsável pela gestão, administração e coordenando de serviços de viagem e turismo, e ainda pela elaboração e coordenação de rotas turísticas centradas no envolvimento comunitário.

É membro integrado do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Politécnico de Leiria e colaboradora em projetos nacionais e internacionais, incluindo Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo (FAST) – parte da Agenda Mobilizadora Acelerar e Transformar o Turismo (PRR – Pacto Inovação Turismo 5.0) e Sistema de Monitorização da Atividade Turística da Região Centro (SMAT) sendo membro do Conselho Técnico Científico do Observatório do Turismo do Centro de Portugal (OTSCP).

Além disso, integra equipas de orientação de projetos de bolsa de investigação científica e de dissertação, projeto ou estágio em cursos de mestrado, participando ativamente na formação de novos investigadores. Também tem sido membro de diversos júris de mestrado e doutoramento.

Tânia Guerra tem uma carreira consolidada no ensino superior e na pesquisa em turismo, contribuindo para a formação de novos profissionais na área e para o desenvolvimento académico e profissional do setor em Portugal.

Daniela Amorim é docente adjunta na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no Politécnico de Leiria, em Portugal, lecionando nos cursos de Animação Turística e Gestão de Eventos. É coordenadora do curso TeSP de Animação em Turismo de Natureza e Aventura e integra a Comissão de Coordenação dos cursos de TeSP em Turismo de Surf e licenciatura de Animação Turística.

Com o intuito de estimular a criatividade e o gosto pelas artes e cultura, desenvolve com os seus estudantes vários projetos na área das expressões artísticas, no âmbito das unidades curriculares que leciona, nomeadamente, Gestão Cultural, Gestão de Animação de Eventos, Animação Cultural, Expressão Dramática e Dinâmicas de Grupo, os quais são implementados na comunidade académica e local.

É coordenadora do Marés, um grupo de trabalho constituído por docentes, colaboradores e estudantes da ESTM, cuja missão é enaltecer a área criativa e relacional na ESTM, promovendo várias ações culturais, sociais, ambientais, educativas e artísticas, igualmente promovidas na comunidade.

É membro da Comissão Coordenadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR) do Politécnico de Leiria. É membro de Júri do Festival Internacional de Cinema e Turismo ART&TUR.

É investigadora colaboradora de projetos nacionais e internacionais afetos ao Politécnico de Leiria, nomeadamente: Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo (FAST) and Culture InnoPreneurship – Innovation, Entrepreneurship, Digitalisation and Facilitation Competences for Culture Professionals (CIP). Também faz parte de equipas de orientação de projetos de bolsa de investigação científica e de dissertação, projeto ou estágio de cursos de mestrado. Tem constituído vários Júris de Mestrado e Título de Especialista.

Foi Encenadora de um grupo de teatro amador municipal em Rio Maior, o +Teatro. Adora viajar e conhecer novas pessoas e culturas. É uma sonhadora e vive por um mundo mais justo, solidário e feliz.

Paula Cardoso é Professora Adjunta na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria. Com formação inicial em Línguas e Literaturas Modernas, é doutorada em Educação, com especialização em Ensino a Distância e eLearning. É investigadora no Laboratório de Ensino a Distância e eLearning da Universidade Aberta (LE@D) e no Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria (CITUR). É autora de inúmeras publicações científicas nacionais e internacionais nas áreas da Inovação Pedagógica, Educação Aberta e Ciência Aberta, assim como Línguas Estrangeiras aplicadas ao Turismo. Atualmente é também Coordenadora do  Laboratório de Competências Linguísticas e Inovação Pedagógica do Politécnico de Leiria (CLiP).

Maria Natália Pérez Santos é doutorada em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal); mestre em Didática para Professores de Língua e Cultura Espanhola pela Universidade de La Rioja (Espanha); e licenciada em Tradução pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Leiria (Portugal).  É Professora Adjunta na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, desde 2007, na área das línguas estrangeiras aplicadas ao Turismo, à Hotelaria e à Restauração. É autora de diversas publicações e comunicações, nacionais e internacionais, em Turismo, Hotelaria e Restauração e Línguas Estrangeiras.  É membro efetivo do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CITUR) do Instituto Politécnico de Leiria e membro colaborador do Centro de Estudos em Letras (CEL) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com delegação na Universidade de Évora (UÉvora).

ORCID – 000-0002-2756-9083

Dörte Schneider Garcia é de origem alemã. Depois de estudar montagem de filmes em Potsdam-Babelsberg, mudou-se para Portugal onde começou a trabalhar como assistente de realização. Durante cerca de 20 anos, adquiriu experiência nessa função em vários tipos de produções. Em 2020, completou uma formação adicional na Universidade de Media de Estugarda para se tornar green consultant de produções cinematográficas e televisivas. Além de trabalhar como tal, Dörte está também envolvida em vários projectos educativos, divulgando a palavra sobre sustentabilidade na indústria cinematográfica a nível europeu. É membro fundador da Associação Portuguesa de Green Consultants. Desde 2017 organiza limpezas de praia na zona da Lagoa de Óbidos, onde co-fundou a iniciativa LinDoMar.
Links:

https://ecoecofilm.com/

https://greenconsultants.pt/wordpress/

PAULO FAJARDO

Paulo Fajardo nasceu na Figueira da Foz, em 1980. Concluiu a licenciatura em Turismo pelo IPLeiria, em 2006. Colaborou como freelancer nas áreas de operador de câmara, editor de imagem e realizador para vários canais de televisão, nacionais e internacionais. Dirigiu a web-tv BairradaTV, é co-apresentador do podcast de cinema VHS, é co-fundador do festival de cinema Marmostra e do CineClub Bairrada, é co-programador do Encontros de Cinema na Mealhada e repórter de imagem para a SIC e SIC Notícias.

Nuno Vasco Rodrigues é biólogo marinho, mestre em Estudos Integrados dos Oceanos e autor de dezenas de artigos científicos e cinco livros sobre fauna marinha. É fotógrafo de conservação, com diversos prémios internacionais, e contribuidor regular de publicações como a Oceanographic e a National Geographic Portugal. Em 2021, foi considerado fotógrafo de conservação do ano pela Ocean Geographic. Mergulhador certificado desde 2000, tem mais de 2000 horas debaixo de água, em vários lugares do mundo, a maioria das quais a estudar e fotografar a vida marinha.

Presidente do Júri

Francisco Dias tem doutoramento em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan (França). De 2010 a 2013, foi diretor da GITUR – Grupo de Investigação em Turismo do Politécnico de Leiria. Foi o criador e primeiro editor-chefe da revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR), entre 2010 a 2015. Foi também o fundador e o primeiro Presidente da EATSA – Euro-Asia Tourism Studies Association. Os seus estudos empíricos cobrem um vasto âmbito do turismo, sobretudo nas perspetivas psicológica e sociológica – imaginário, representações sociais, imagem de destino, motivação, qualidade percebida, e vários aspetos da gestão de destinos. É também vice-presidente da Centro de Portugal Film Commission.

Atualmente coordena quatro importantes projectos:

  • O Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP);
  • OLIVE4ALL – Património Olivícola para o Desenvolvimento Sustentável: Sensibilização da Comunidade para o Património Vivo;
  • ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo;
  • FAST – Ferramentas de Apoio à Sustentabilidade no Turismo.

Comissão de honra

Pedro Machado

Secretário de Estado do Turismo

Carlos Rabadão

Presidente do Politécnico de Leiria

Marisa Lameiras da Silva

Diretora Geral de Politica do Mar

Lídia Bulcão

Secretária de estado do Mar

João de Macedo

Surfista WSL Big Wave, ativista ambiental e Presidente Hope Zones Foundation

Regulamento

Consultar o regulamento